Comissão Avaliadora

As reportagens recebidas das escolas são avaliadas por jornalistas especializados em educação, para indicar aquela reportagem que representa a escola para a escolha de quais delas ganham o Dia do Design. Essa avaliação de reportagens é definida pelos seguintes critérios: adequação da pauta, do texto, da apuração, pesquisa de campo e descrição do envolvimento dos alunos, atestado pelo relatório do professor. Conheça abaixo nossos avaliadores.

Giovana Barbosa de Souza

Atua na Coordenação Criadora da Apoema – Educação, Direitos Humanos e Sustentabilidade. Graduada em Relações Públicas; Especialista em Educação Infantil, e Filosofia e Natureza; mestre em Direitos Humanos e Processos Democráticos pela Universidade de Padova, na Itália. Foi gestora da Aliança pela Infância no Brasil durante a criação da Semana Mundial do Brincar, membro do Conselho da Alliance for Childhood. Atuou durante sete anos na UMAPAZ – Universidade de Meio Ambiente e Cultura de Paz.

Carmen Gattás

Possui Licenciatura em Filosofia pela Unesp (1986), mestrado em Filosofia pela PUC-SP (2001) e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015). Atua como professora e pesquisadora de Educomunicação Socioambiental. Atualmente realiza formação para professores, na modalidade presencial e a distância, no Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME/SP).

Comissão Julgadora

A votação dos jurados escolhe duas escolas de cada cidade que ganham o Dia do Design. Essa escolha de reportagens é definida pelos seguintes critérios: adequação da pauta, do texto, da apuração, pesquisa de campo e descrição do envolvimento dos alunos, atestado pelo relatório do professor. Conheça abaixo os jurados.

Claúdia Costin

É professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e Diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização internacional do Trabalho (OIT), uma agência das Nações Unidas. Foi diretora global de educação do Banco Mundial, secretária de educação da cidade do Rio de Janeiro e Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

Ana Carolina Amaral

É jornalista ambiental há 16 anos e secretária-executiva da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, autora dos livros ‘Pelos caminhos do rio Paraná’ (ed. Horizonte Geográfico, 2019) e ‘Reciclagem e Coleta Seletiva’ (ed. Hedra, 2013). Formada pela Unesp e mestra em Ciências Holísticas pelo Schumacher College e Plymouth University (Reino Unido). Criou em 2014 o site jornalístico Mulheres e Sustentabilidade. Desde 2015, tem feito a cobertura presencial de todas as edições das COPs do Clima da ONU, entre outras conferências da diplomacia ambiental. Também atuou na Câmara Municipal de São Paulo, onde dirigiu o programa ‘Nós, Câmara, Ação’. Já entrevistou chefes de Estado, como Lula (Brasil), Emmanuel Macron (França), Rafael Correa (Equador), Ai-Sisi (Egito) e Mia Motley (Barbados). Colabora para veículos como Folha de S. Paulo e Repórter Brasil.

Peter Milko

É sócio e diretor geral da Horizonte. Formado em Engenharia Química e Geografia pela USP. Desempenha o papel de curador de exposições educativas e de dezenas de publicações impressas e digitais, como livros, revistas, sites e guias. É membro do júri do Prêmio Eco de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Estados Unidos. É membro do conselho consultivo da Fundação Biodiversitas para a Conservação da Diversidade Biológica desde 2012 e do conselho consultivo da Fundação Jari desde 2001.

TOP
Pular para o conteúdo