Para contribuir com o desenvolvimento sustentável é preciso mobilizar pessoas e instituições em torno de objetivos que tratem de temas relevantes para a sociedade. Isso foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), que incluiu na Agenda 2030 os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs). Por isso, convidamos você, educador, a incentivar a reflexão de seus alunos sobre esses objetivos e suas metas, que foram estipuladas para serem atingidas até 2030. Ao conseguir entender a realidade de hoje e propor soluções para o futuro, estaremos contribuindo para um mundo melhor.

Na trilha da sustentabilidade

A ação humana atual tem deixado marcas profundas no planeta. Poluição, produção de lixo, perda de biodiversidade, crise sanitária e climática são apenas alguns dos desafios contemporâneos da humanidade. Unir conservação ambiental e garantir o desenvolvimento humano requer a adoção de novas práticas conectadas à ideia de sustentabilidade. O relatório Nosso Futuro Comum, de 1987, apresentou ao mundo um novo caminho denominado “desenvolvimento sustentável”, pelo qual se pretende garantir as necessidades das gerações presentes sem comprometer as das gerações futuras. Esse é um desafio que envolve repensar as práticas atuais e estabelecer novas relações entre os componentes sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais, envolvendo todos os atores da sociedade. Com foco no desenvolvimento sustentável, a ONU, em 2010, lançou os Objetivos do Milênio (ODM) compostos por 8 objetivos a serem alcançados até 2015. Em setembro de 2015, após a avaliação das conquistas e retrocessos dos ODM, a ONU lança os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compostos, agora, por 17 objetivos a serem atingidos até 2030. A Agenda 2030 (http://www.agenda2030.com.br/) é o documento que reúne um plano de ação formado por 169 metas ligadas aos 17 ODS, criadas para promover vida digna a todos. O ODS 6 (água potável e saneamento), por exemplo, possui 6 metas. As metas 6.1 e 6.2 afirmam que, até 2030, deve-se: “alcançar o acesso universal e equitativo à água potável, segura e acessível para todos”; “alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, [...]”.

As metas do desenvolvimento sustentável

Os ODS e a Agenda 2030 servem como uma bússola para o poder público, a sociedade civil e as empresas colaborarem para a construção de sociedades mais justas, equitativas e com melhores condições de vida para todos. O Brasil, bem como muitos outros países, possui variadas metas socioambientais ligadas aos 17 ODS elencados pela ONU, e é fundamental buscar alternativas viáveis para atingi-las. O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) – (https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home) divulgou, em março de 2021, que a maior parte das cidades brasileiras ainda está longe de conseguir tirar do papel as metas de desenvolvimento sustentável. Segundo o levantamento, apenas 31 municípios (de 770 acompanhados) conseguiram avançar na implementação da Agenda 2030. Apenas cinco municípios já atingiram o ODS 1 (Erradicação da Pobreza); nenhum alcançou os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades); e apenas 16 cidades atingiram os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Porém, ainda há tempo para cumprir as metas do PCS, afinal elas são para 2030.

Metas dos ODS que rendem boas reportagens

Apesar de todos os 17 ODS e suas metas associadas serem de fundamental importância para todos, gostaríamos de destacar 8 ODS que podem render boas reportagens e textos jornalísticos feitos pelos seus alunos sobre sua cidade. São elas:

Adequação do projeto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Veja aqui como a atividade do “Caderno do Professor” se enquadra na BNCC paulista:

Orientações e dicas para montar um jornal

GUIA ARTE DO JORNALISMO

Veja aqui o passo-a-passo para montar um jornal na sua escola e conhecer mais sobre a arte do jornalismo.

TOP